O MINOXIDIL FUNCIONA? ESCLARECENDO DUVIDAS FREQUENTES!

O MINOXIDIL FUNCIONA? –  Tenho recebido várias perguntas frequentes sobre o Minoxidil, então aproveitei a minha consulta com o meu dermato para esclarecer o máximo de dúvidas possíveis.

 

O que confesso que não foi uma tarefa fácil, não sei porque os dermatos relutam tanto em falar sobre os efeitos colaterais.  Será que sou a única? Bem, vou tentar explicar de uma forma fácil de entender.  Como eu queria que os médicos me explicassem!

 

DUVIDAS FREQUENTES:

  • O Minoxidil funciona?
  • Quando eu parar de usar o Minoxidil o cabelo que cresceu vai cair?
  • Qual o tempo necessário para notar os efeitos do Minoxidil?
  • Porque o Minoxidil aumenta a queda nas primeiras semanas?
  • O Minoxidil faz crescer pelos no rosto e corpo?
  • O Minoxidil causa irritações, coceiras ou caspa?
  • Vale a pena usar o Minoxidil?

 

 ESCLARECENDO DUVIDAS FREQUENTES SOBRE O MINOXIDIL

MINOXIDIL-FUNCIONA-DUVIDAS-FREQUENTES1

 

1 – O MINOXIDIL FUNCIONA?

O Minoxidil funciona porque ele altera o estado dos fios, por exemplo: Todos nós temos cabelos caindo, crescendo e estáveis. O Minoxidil vai pegar esses estágios e modificá-los, aumentando a faze de crescimento.

Seu agente ativo aumenta a circulação sanguínea do couro cabeludo, melhora a oxigenação promovendo o crescimento de mais fios saudáveis. Aumentando também em números os fios.

 

 

2 – QUANDO EU PARAR DE USAR O MINOXIDIL OS FIOS VÃO  CAIR?

Essa é uma dúvida campeã, mais a resposta é SIM e NÃO, calma vou explicar melhor:

 

NÃO –

No meu caso por exemplo: Eu tive uma disfunção hormonal, tive quedas graves que levaram a falhas – usei o Minoxidil até os fios voltarem a nascer, no período de 6 meses interrompi o tratamento. Meus fios vão voltaram a cair mesmo interrompendo o uso do Minoxidil? NÃO! porque eu tinha os fios no local e os folículos ainda estavam vivos, eu apenas usei o medicamento para estimular e agilizar o crescimento no local das falhas. 

 

Resumindo: você teve qualquer problema de saúde, quedas graves e falhas o Minoxidil pode sim ajudar e você vai poder interromper o tratamento quando normalizar.

 

SIM –

Segundo exemplo, também vou usar o meu caso: Meu cabelo atualmente é ralo na parte da frente na franja, e vamos supor que eu queria aumentar o numero de fios nessa região usando o Minoxidil, quando eu parar de usar os fios vão voltar a ser o que era antes? SIM, porque a minha genética e ter o cabelo ralo nessa parte, isso não quer dizer que vou parar de usar e vai cair no dia seguinte, mas com o tempo e renovação das fazes do cabelo a tendencia vai ser voltar ao original.

Isso quer dizer que o o medicamento é ruim? não, porque eu posso por opção não interromper o tratamento, usar continuamente ou recomeçar o tratamento sempre que sentir a necessidade.

Resumindo:  se você tem o cabelo geneticamente ralo e quer aumentar o numero de fios vai ter que usar o Minoxidil sempre.

 

3 – QUAL O TEMPO NECESSÁRIO PARA NOTAR OS EFEITOS DO MINOXIDIL?

Para ter bons resultados usando o Minoxidil o tempo minimo de tratamento é de 20 semanas (5 a 6 meses) de uso continuo todos os dias, em alguns casos usando 2x ao dia.

Os últimos estudos mostram que o Minoxidil 5% e mais eficaz tanto para os homens quanto para mulheres.

 

ASSISTA O VÍDEO:

 

 

4 – PORQUE O MINOXIDIL AUMENTA A QUEDA NAS PRIMEIRAS SEMANAS?

Pensem comigo, você tem fios na fase (QUEDA, crescimento e estáveis) se o Minoxidil vai muda-las e acelerar o de crescimento os fios que estão na fase QUEDA também vão acelerar para voltar a nascer mais rápido.

Lembrando que esse sintoma não é comum em TODOS os pacientes apenas em alguns pacientes podem ter uma queda capilar temporária nas primeiras semanas do tratamento. Isto ocorre por que a droga induz um eflúvio telógeno ( queda dos fios ) para depois estimular o crescimento.

 

Resumindo:

Se você tem fios para cair durante 1 mês eles vão cair em 2 semanas. Por isso o aumento da queda vai ocorrer apenas nas primeiras semanas.

 

MINOXIDIL-FUNCIONA-QUEDAS-LEVES1

 

5 – O MINOXIDIL FAZ CRESCER PELOS NO ROSTO E CORPO?

Em apenas 7% das pessoas pode ocorrer um aumento nos pelos. Porem esse aumento ocorre apenas em pessoas com tendencia a ter mais pelos. Existem mulheres que tem pelos mais visíveis na nuca, barriga, perna etc…  além de visíveis em quantidades maiores, essas podem sofrer com o efeito indesejado.

 

 

6 – O MINOXIDIL CAUSA IRRITAÇÃO, COCEIRA OU CASPAS?

Pode causar como qualquer outro produto que você usa e entra em contato com o couro cabeludo, um simples shampoo também pode causar os mesmos sintomas.  Caso haja esses sintomas e eles persistam por um tempo maior que o normal, basta interromper o uso.

 

 

7 – VALE A PENA USAR O MINOXIDIL?

Acho que a pergunta certa é, “em quais casos vale a pena usar o Minoxidil?”

Em casos de queda, falhas ou cabelo repentinamente ralo –  vale sim usar o Minoxidil. Além de acelerar o preenchimento das falhas, com os folículos vivos os resultados vão ser bem satisfatórios.  E fora o resgate da auto-estima.

 

Em casos de cabelos ralos desde sempre (geneticamente) – Vale a pena se você estiver disposto a usar sempre e saber que ao interromper o uso, o cabelo tende a voltar ao estado original.

 

 

8 – PARA O CRESCIMENTO ( DEIXAR O CABELO MAIOR) VALE A PENA O USO?

Não é uma boa ideia, porque além de não ser o objetivo do medicamento a sua formula contém álcool o que pode ressecar os fios. E também porque existem métodos mais eficazes para o crescimento, principalmente de dentro para fora.

 

MINHA EXPERIENCIA – MINHA OPNIÃO

Então pessoal essas são as duvidas que eu mais recebo aqui no blog, o que eu tenho a dizer com a minha experiencia é que o Minoxidil funciona, pode ajudar muito a melhorar o seu tratamento e que vale a pena se for pelos motivos certos.

Meus efeitos colaterais foram normais, tive um aumento de queda nas primeiras semanas e logo passou, assim pude notar o crescimento dos fios novos. Quanto a coceira tive bastante nos primeiros dias. Não tive aumento de pelos no corpo e como citei no exemplo meu cabelo não voltou a cair.

 

MEU ANTES E DEPOIS DE USAR O MINOXIDIL

TRATAMENTO-COM-MINOXIDIL-5%-MULHER

 

No inicio do tratamento eu estava com bastante falhas, principalmente na parte superior central, o que era pior porque é difícil de esconder, mas o resultados foram rápidos.  Hoje essa parte que tinha caído está na altura dos ombros, já cresceu bastante!

O SEGREDO DO MINOXIDIL é não desistir do tratamento, aplicar todos os dias e aguardar um período mínimo de 3 meses para ver os primeiros resultados. Não fique ansioso(a) o resultado aparece com o tempo. RESULTADO DA FOTO APÓS 1 ANO.

Ele também retorna a estrutura dos fios, ficam bem mais encorpados (grossos)

Não tenho essas falhas, mas o cabelo que cresceu ainda está seco e com bastante pontas duplas, REBELDE! !!  Mas claro que vai melhorando com o tempo e com as hidratações.

MEU MINOXIDIL + AVICIS EM ESPUMA

Atualmente (11/2016) eu continuo usando o Minoxidil para preencher ainda mais a parte frontal do meu cabelo. Só que dessa vez optei pelo Minoxidil em espuma com a formula mais completa.

Eu estava usando o Minoxidil durante a noite e o Avicis na parte da manha, porem esse tratamento além de mais trabalhoso estava saindo bem caro!

MINHA FORMULA ATUAL:

  • Minoxidil – 3%
  • 17-Alfa estradiol – 0,025% (Avicis)
  • LGF1 – 1,5%
  • AGGF – 1,5%
  • Cooper Peptideo – 1,5%
  • VEGF – 1,5%

17Alfa Estradiol: Aplicado topicamente em tratamentos de longo prazo para hirsutismo e alopecia androgenética, tanto masculina como feminina,veiculado em soluções hidroalcoólicas, promove o crescimento capilar.

Fatores de crescimento IGF 1, VEGF, AFGF Cooper Peptideo: Importante atividade dos Fatores de Crescimento e seus Peptídeos é o tratamento da Alopécia – especialmente a alopecia androgenética.

Minoxidil  ajuda a revitalizar a raiz do cabelo e normalizar o ciclo de crescimento. Também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área.

 


ONDE COMPRAR O MINOXIDIL ?

ESPUMA MINOXIDIL COM AVICIS MANIPULADA (MEU TRATAMENTO ATUAL)

O meu Minoxidil é da FarMais (farmácia com mais de 20 anos) já estou usando essa formula há 2 meses e estou muito satisfeita com os resultados e confiante para o final de 6 meses de tratamento.

 

ETAPAS DO MEU TRATAMENTO COM O MINOXIDIL:

Primeiro mês –Uma leve coceira no couro cabeludo mais nada insuportável;

Aumento na queda dos fios notável, mais como eu já esperava continuei o tratamento

 

Terceiro mês de uso – Já notava os fios novos cobrindo as falhas, fiquei super feliz e animada com o tratamento

 

Quarto mês de uso –Sobrevivência, nada que você faça ou aplique vai fazer os fios descerem. Eles vão ficar rebeldes e espetadinhos, todos para o alto.

 

Sexto mês de uso – Os fios já tinham atingido um tamanho bom, então encerrei o tratamento para ver como o organismo ia reagir, se os fios iam voltar a cair ou não. Para minha alegria os fios não voltaram a cair e caso voltassem eu iria prolongar o tratamento para um ano ou dois. O que é super comum em alguns casos.

Hoje o cabelo que caiu está na altura do sutiã, quem acompanha o blog sabe que a minha meta de vida (exagero) é inteirar o cabelo. Quero essa parte do tamanho do restante.

 

SUPLEMENTOS E VITAMINAS QUE EU RECOMENDO!

Essa é uma das perguntas mais frequentes no blog, quais as melhores vitaminas, shampoos, suplementos e óleos para o cabelo que eu já testei. Bom, eu fiz uma lista abaixo de todas que me deram resultados positivos e recomendo de olhos fechados! Cada uma tem um destaque específico, mas para quem quer saber qual foi a melhor em termos de crescimento até hoje foi a minha ultima vitamina testada no cado o  PANTOGAR TURBINADO: (Pantogar+ Queratina + Luminus + Pill Food + Biotina + Nutricolin), possui uma fórmula extraordinária e sem dúvidas bem completa e GROSELHA NEGRA EM CAPSULAS que me surpreendeu bastante!  

  Cupom de desconto –  FERNANDA  10% + FRETE GRÁTIS P/ todo Brasil. 

65 Comentários

  • by Jamille
    Posted 10/09/2015 09:20 0Likes

    Oi!
    Você usou ou conhece algum caso de alguém que usou o medicamento nas sobrancelhas? E nesse caso, qual seria o melhor e 2% ou 5%?

    • by Fernanda Caroline Alves
      Posted 20/09/2015 21:37 0Likes

      Oi Jamille eu usei o Bimatoprosta na sobrancelha deu super certo, agora eu estou testando o minoxidil 5% na sobrancelha se for bom eu conto aqui no blog.

      Beijos

  • by lidriane
    Posted 16/09/2015 00:53 0Likes

    FERNANDA. ADORO SUAS DICAS, MAS ME TIRA UMA DUVIDA.
    SEMPRE TIVE POUCO CABELO, E PASSEI A VER DIMINUIÇÃO DO VOLUME
    DAI A DERMATOLOGISTA ME RECEITOU O MINOXIDIL 5% E O EXIMIA
    FORTALIZE. JÁ FAZEM TRÊS MESES QUE ESTOU USANDO O MINOXIDIL.
    A QUEDA ACENTUOU DEPOIS DE UM MÊS DE USO E AINDA NÃO PAROU
    ISSO QUER DIZER DOIS MESES DE QUEDA. PERCEBO FIOS NOVOS NASCENDO
    MAS SÃO POUCOS, DÁ ATÉ PRA CONTAR RSRSRSRSRSR. A MINHA DUVIDA É A SEGUINTE: VALE A PENA CONTINUAR COM O MINOXIDIL MESMO ELE AINDA ESTIMULANDO A QUEDA? POUCOS FIOS NASCENDO PODE SER UM
    INDICIO DE QUE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO O TRATAMENTO? OBG… BJOS!!!!

    • by Fernanda Caroline Alves
      Posted 20/09/2015 21:11 0Likes

      Vale a pena sim Lidriane, esse processo é angustiante mais vai melhorar. Daqui alguns meses vai estar irritada com tantos cabelos novos.

      Volta pra me contar os resultados, tem que persistir porque o tratamento é de longo prazo.

      Beijos

  • by Victoria
    Posted 24/09/2015 19:01 0Likes

    Oi Fernanda 🙂 queria saber como usa o Minoxidio ?
    se joga no shampoo quanto de contidade usar ? ..

    • by Fernanda Caroline
      Posted 12/10/2015 21:59 0Likes

      Oi, você aplica no cabelo seco e limpo. De 10 a 15 gotas e faz uma leve massagem.

      Aplica uma vez ao dia.

      beijos

  • by Fernanda
    Posted 25/09/2015 11:18 0Likes

    Olá, gostaria de saber se usando o minoxidil terei que lavar os cabelos todos os dias. Lavo dia sim dia não.

Comente aqui